”A águia é a ave de maior longevidade. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 é obrigada a tomar uma difícil decisão. Nessa idade ela está com as unhas compridas e flexíveis, e não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta; o bico, alongado e pontiagudo, se curva; as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, já não permitem o voo garboso.
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que durará perto de 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher a um ninho, próximo a um costão protegido, de onde ela não precise sair.
Quando encontra esse lugar, a águia bate o bico na pedra até conseguir arrancá-lo. E espera, pacientemente, nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Só depois de cinco meses sai para o seu voo de renovação e para então viver mais 30 anos.
O meu desejo é que você tenha coragem de ser como a águia para, se preciso, promover um processo de renovação, mesmo que seja doloroso. Às vezes, para que alcancemos um vôo de vitória, devemos nos desprender de pessoas, costumes, lembranças e coisas que nos causaram dor ou não servem mais.
Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.”
Desconheço o autor mas gostei do texto e da mensagem que transmite.
Na vida nem tudo é fácil, mas que se tivermos motivação suficiente, podemos ultrapassar as dificuldades e apreciar em plenitude. Pelo menos eu quero acreditar que sim.
Este texto traz-me à memória um livro de que gosto bastante e que volta e meia me serve de inspiração.
Fernão Capelo Gaivota
PS. Depois de colocado o post, vi que tinha alguma coisa a ver com este post do Jotakapa , sobre a Sorte ou Azar.
Sem comentários:
Enviar um comentário