quarta-feira, dezembro 31, 2003

Ano Novo

Dezembro de 2001

Um ano novo está sempre cheio de novos propósitos, como se o mudar de folhas do calendário fosse mudar efectivamente algo em nós. Mas não é só o novo ano que nos faz acalentar a esperança que vamos conseguir ser diferentes, fazer as coisas de modo diferente. Qualquer mudança na nossa vida, ou mesmo nos nossos pertences, pode ter também esse condão. Uma mudança de casa, um armário novo, um computador novo são coisas que me fazem pensar, por algum tempo, que vou conseguir organizar melhor as minhas coisas, (melhor dizendo, as minhas tralhas) e consequentemente a minha vida.

Normalmente a desilusão é rápida e garantida. Os velhos hábitos mantém-se mesmo nos novos espaços, as tentativas de mudança ficam-se por isso mesmo, tentativas, mas sem qualquer efeito prático.
Mas eu não sou verdadeiramente desorganizada! Pensando bem, também não sou verdadeiramente organizada. É algo um pouco difícil de explicar, sou mesmo bastante organizada em certos aspectos, parcelares, mas tenho geralmente tudo um pouco desarrumado.
Quando arrumo alguma coisa sou bastante organizada e meticulosa no modo como o faço, separando, etiquetando. Contudo, como tal comportamento, por um lado determina grandes dispêndios de tempo, e por outro lado, tarefas demoradas que rapidamente se tornam enfadonhas, vejo frequentemente os trabalhos ficarem pela metade, restando um caos maior do que inicialmente tinha.

“Tudo o que faço ou medito
fica sempre pela metade,
Querendo, quero o infinito.
Fazendo, nada é verdade.”

Fernando Pessoa

..............................................
Dois anos passados, o que é que a vida me ensinou?
Que mais válida que os propósitos de mudança, voluntariosos e afirmativos, é a mudança que se insinua, que se vai instalando, que vai alterando os hábitos, pouco a pouco, dando tempo à consolidação dos mesmos.

Mais importante do que dizer, ou vou fazer, é olhar e poder dizer, eu já fiz, eu estou fazendo.

E é isso que eu vos desejo para 2004, Um Ano de Concretizações.

FELIZ ANO NOVO

Sem comentários: